Lifetycon

O mercado de investimentos vem obtendo novos modelos ao longo dos anos. Atualmente, com o desenvolvimento do digital, as criptomoedas tem ganhado destaque.

Esse segmento que até então não fazia parte do mercado financeiro, tem se tornado uma grande opção de investimento e crescido mais do que qualquer outro negócio nos últimos anos.

Mesmo ganhando popularidade e adeptos pelo mundo, conquistando boa parcela dos investidores globais, o mercado de criptomoedas ainda gera muitas discussões.

A falta de regulamentação abre lacunas para que empresas e pessoas usem dá má fé para enganar a população. Isso também ocorre por se tratar de um mercado bastante recente e a falta de informação pública.

De qualquer forma, quando nos deparamos com algo novo, o nosso cérebro busca imediatamente algumas referências e tenta comparar.

Isso é muito visível quando falamos do mercado de criptomoedas, a primeira ação da maioria das pessoas é fazer a comparação com o mercado da bolsa de valores. O que a maioria não sabe é que ambos os mercados têm mais semelhanças do que diferenças.

Diretor de comunicação, Jucinei da Chaga (esquerda) | Economista, Laura Pacheco (direita)
Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7OTCUWX7PJw

De acordo com a economista, Laura Pacheco, a maior semelhança entre bolsa e cripto, é que ambas são investimentos de renda variável. A economista faz uma analogia para entender a bolsa e compara com um mercadão, onde se vende papel, que na pratica representa uma parte de uma empresa ou fundo de investimentos. Dentro dele existem investidores querendo comprar e vender esse “papel”. Assista o vídeo: https://youtu.be/7OTCUWX7PJw

Já no mercado de criptomoedas, as empresas são as moedas, que carregam o “peso” de um projeto especifico. Que assim como a bolsa, existem investidores querendo vender e outros comprar, proporcionando a volatilidade.

Separamos algumas características semelhantes para você compreender um pouco mais os mercados, “cripto x bolsa”.

Volatilidade – Causado pela oferta e demanda – Presente na bolsa e criptomoedas.

Rentabilidade – Surge a partir da volatilidade e traz os rendimentos de acordo com a expertise do investidor.

Segurança – Essa característica está presente nos dois mercados. O que confunde as pessoas é a falta de informação, que deixa o investidor inseguro na hora de definir em qual empresa fazer seus investimentos – o que não torna o mercado cripto inseguro.

Acessibilidade – Ambos oferecem acessibilidade, no entanto, a bolsa vem ampliando essa característica, isso porque se trata de um mercado mais antigo, mas com o avanço tecnológico o modelo está oportunizando facilidade ao acesso. Já as criptomoedas nasceram em meio a essa evolução tecnológica do mundo digital.

A principal diferença é que a bolsa carrega um conceito mais conservador, por se tratar de um modelo com mais tempo de mercado e as criptomoedas são bastante recentes. O que as torna menos palpável e por isso exige mais cuidado e estudo.

Posts relacionados

Leave a Comment

Lifetycon © 2021
Lifetycon © 2021
×