Blockchain-no-combate

Blockchain no combate a corrupção


Um novo projeto do governo utilizará a tecnologia blockchain como ferramenta de combate à corrupção no Estado do Paraná. O projeto denominado Harpia, foi descrito pela Agência de Notícias do Paraná como “o mais ambicioso e inovador do governo”. Sua base consiste em cruzar informações para que as autoridades possam melhorar o trabalho de controle.
A blockchain é uma das ferramentas principais no projeto, e tem como papel determinar protocolos de segurança, registrando todo o processo de contratação de serviços ou aquisição de bens.
O cruzamento de vários bancos de dados vai permitir saber previamente, por exemplo, se empresas que participaram do procedimento licitatório não têm nenhum parente na administração pública. Com o sistema, caso ocorra algo que saia da norma, a situação será apontada ainda na fase inicial, dificultando ao máximo irregularidades nos processos.
O projeto já está pronto, a criação da tecnologia para colocar o Harpia em funcionamento está a cargo da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR).

Posts relacionados

Leave a Comment

×