o-que-e-uma-api

O que é uma API

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. API significa “Application Programming Interface”, em português, “Interface de Programação de Aplicativos”.

As APIs funcionam através da  comunicação de diversos códigos. Para você entender melhor, quando uma empresa de software tem a intenção de que outros criadores de softwares desenvolvam produtos associados ao seu serviços, a API é criada. Esses padrões de programação permitem a construção de aplicativos, por exemplo. 

A interface de um sistema é criada para que um usuário possa usá-lo de maneira simples. As aPIs não são evidentes na interface de um app ou site. Elas são desenvolvidas para que os programadores possam usar as funcionalidades do sistema, ligando diversas funções em um site, de maneira que possam ser utilizadas em outras aplicações. 

Uma boa API é uma oportunidade de atingir novos públicos. Uma empresa que já tem um bom site, utiliza a API para facilitar a vida do usuário e tornar a sua experiência, muito mais segura.  

Poder expandir o alcance da sua marca, ter segurança, aumentar a eficiência do seu negócio por meio da colaboração e de desenvolvimento externos, são apenas algumas das razões que as integrações de APIs tão interessantes e necessárias. O acesso aos dados por meio de uma API ajuda os clientes a consolidarem informações sobre seu inventário em um único local. As APIs públicas agregam valor comercial porque simplificam e ampliam a forma como você se conecta aos parceiros, além de possivelmente monetizar seus dados. Um exemplo famoso é a API do Google Maps. 

As APIs melhoram o nível de gestão interna, interferindo diretamente na forma que as empresas são dirigidas e monitoradas. 

Apenas com os dados que já constam na rede, as APIs são capazes de traçar o perfil de consumo dos usuários e assim, aumentar a capacidade de customização da empresa. Os negócios que usam API em suas estratégias digitais estão encontrando muitas vantagens, do ponto de vista de inovação e geração de novos fluxos de renda.  A API veio para ficar, afinal, dentre outras vantagens, gera boas oportunidades de negócios e viabiliza parcerias.

Posts relacionados

Leave a Comment